Corpus christi

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa baseada em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “Festa de Guarda”, isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

 

Paraty é um dos lugares mais belos e exclusivos do litoral brasileiro, e oferece uma das maiores experiências turísticas pela combinação única de atrativos: ilhas paradisíacas, praias irretocáveis, montanhas com cachoeiras e todo o charme da arquitetura colonial do Centro Histórico. Além do carisma do povo paratiense, a cidade conta com uma estrutura receptiva bem equipada e uma rica programação cultural durante o ano inteiro.

Centro Histórico

Os cerca de 30 quarteirões da cidade histórica de Paraty são repletos de construções dos séculos XVII e XIX. Lá ainda se mantém o calçamento original e não se permite a entrada de veículos. Devem ser conhecidas as igrejas de Santa Rita, de 1722, que fica de frente para o mar e abriga o Museu de Arte Sacra, a de N.S. do Rosário e S. Benedito, de 1725, e a Matriz de N.S. dos Remédios, de 1873. Os casarões e sobrados no estilo colonial brasileiro são, em geral, bem mantidos e abrigam pousadas, restaurantes e lojas de artesanato. Há também muitos ateliês de artistas plásticos. à noite, a animação fica por conta dos bares com mesas na calçada, apresentações artísticas e música ao vivo de altíssima qualidade.

Praias e Ilhas

Pequenas ou extensas, selvagens ou badaladas, com águas cristalinas em tons de verde e azul: escolha a sua praia! Conhecer as ilhas paradisíacas de Paraty é um dos passeios mais procurados, além de ser absolutamente imperdível. Com seu litoral extenso e recortado integrando a chamada Costa Verde do Rio de Janeiro, Paraty possui 82 praias continentais e 65 ilhas, perfazendo cerca de 300 praias de beleza incomparável.

Além de praias selvagens a urbanas existem várias opções de atividades inesquecíveis, como vela, canoagem, pesca esportiva, surfe, mergulho, divertidos passeios de saveiro ou requintados e exclusivos passeios de lancha.

Aventura e Emoção

Organizados e acompanhados por profissionais experientes, as agências e os receptivos de turismo de Paraty oferecem aos visitantes diversos roteiros: city tour cultural, caminhadas em dezenas de trilhas, mountain bike, arvorismo, cavalgadas, jeep tours, rapel, mergulho, pesca esportiva, vela, canoagem oceânica, canoagem pelo interior de manguezais, passeios de saveiro e lancha, além de visitas a reservas ecológicas e comunidades tradicionais, como caiçaras, indígenas e quilombolas.

Pousada & Hostel Casa do Rio -  R. Antônio Oliveira Vidal, 144, chácara, Paraty, RJ,Brasil
Tel. 55(0xx24) 3371-2223 - 

55(0xx24)999485012 - 

Email: casadorio@paratyhostel.com                            

Copyright© 2018 - Todos os direitos reservados.

Orgulhosamente por Magia Verde®️

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Trip Advisor Social Icon
  • Google ícone social Places